Atividades/Projetos

Projeto Join4Change

AddThis Social Bookmark Button

A Confederação Portuguesa do Voluntariado aliou-se à sua confederada, Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU), para implementar em parceria o Projeto Join4Change.

O Projeto Join4Change teve início em Maio de 2014 e terminou em Março de 2016 tendo sido cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa, através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este projeto pretendeu contribuir para a melhoria da intervenção das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na promoção de estratégias de voluntariado, através da qualificação dos seus agentes, da disponibilização de recursos online e do incentivo à partilha de experiências entre organizações portuguesas e norueguesas. Este projeto surge na sequência de um diagnóstico realizado a OSC em Portugal e pretende dar resposta a algumas das principais dificuldades por estas sentidas, as quais prendem-se essencialmente com: as OSC terem voluntários a participar nos órgãos sociais e a desempenhar tarefas de gestão e/ou direção; a limitação de recursos humanos qualificados e de materiais pedagógicos que apoiem a Gestão de Voluntários; o desfasamento entre a oferta das OSC e a procura dos Voluntários; a dificuldade em reter e acompanhar os voluntários; a pouca expressão do trabalho em rede.

Assim, as organizações parceiras definiram os seguintes objetivos específicos para o projeto:

- Capacitar as OSC para a mobilização e gestão de voluntários, com ações de desenvolvimento de competências de dirigentes, colaboradores e voluntários;

- Estabelecer novas sinergias e mecanismos de relacionamento interorganizacional e internacional visando o aumento da eficácia e a partilha de boas práticas;

- Criar uma plataforma virtual e interativa que potencie a relação entre as OSC e que sustente a disponibilização de know-how, formação e recursos desenvolvidos, permitindo a disseminação e apropriação a nível nacional e internacional pelas OSC.

 

Continuar...

Encontro Intermunicipal do Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

A CPV é co-organizadora, com as Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Torres Vedras, do Encontro Intermunicipal do Voluntariado, evento destinado a promover uma reflexão mais aprofundada sobre o papel das Estruturas Locais de Voluntariado, nomeadamente os Bancos Locais de Voluntariado, na área do Voluntariado ao nível local.

O I Encontro Intermunicipal do Voluntariado realizou-se a 22 de Outubro de 2015 nos Paços do Concelho em Lisboa, no âmbito da iniciativa Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015. Neste primeiro encontro, intitulado Encontro Intermunicipal de Voluntariado - Estruturas Locais de Voluntariado, que futuro?, realizou-se uma reflexão em torno dos desafios que se colocam às Estruturas Locais de Voluntariado em áreas que se relacionam com a sua intervenção local em Voluntariado.

No programa deste encontro contou-se, na parte da manhã, com o enquadramento destas estruturas e da sua intervenção em Voluntariado, a partir das conclusões do estudo realizado sobre este assunto pela investigadora do ICS, Ana Delicado. Em seguida, Vicente Ballesteros, membro da direção do Centro Europeu de Voluntariado, partilhou a realidade e desafios enfrentados pelos centros de voluntariado que existem noutros países europeus, conferindo uma perspetiva europeia à temática abordada. Durante a tarde, realizaram-se 6 workshops temáticos, que contaram com a participação dos cerca de 80 participantes presentes no Encontro. No encerramento do evento foi apresentada a síntese das conclusões dos workshops.

O II Encontro Intermunicipal do Voluntariado realizou-se a 12 de Maio de 2016 no Centro Cultural de Cascais. No segundo encontro, intitulado II Encontro Intermunicipal de Voluntariado - O voluntariado em mudança, realizou-se uma reflexão em torno das mudanças e transformações que têm ocorridos ao longo dos últimos anos em torno da temática do Voluntariado. Depois da sessão de abertura do encontro que contou com a presença dos Vereadores que tutelam a área do Voluntariado nas Câmaras Municipais que co-organizam o evento e com o Presidente da CPV (na fotografia abaixo).

No programa deste encontro contou-se, na parte da manhã, com dois painéis sobre a temática central, um primeiro sobre as mudanças que acontecem ao nível do Voluntariado, apresentado por Ondina Giga e Margarida Assunção da ONG HELPO, e outro sobre uma comparação entre a legislação espanhola e portuguesa nesta área. O segundo painel foi moderado por Maria João Santos, da CPCCRD, e contou com a presença de Pablo Sanz da Plataforma de Voluntariado de Espanha, que apresentou um enquadramento sobre o processo de revisão da legislação espanhola do voluntariado terminado em 2015. A coordenadora de programas da CPV, Rita Leote, apresentou uma proposta de comparação das legislações ibéricas e uma síntese dos pontos que a CPV pretende ver revistos na legislação nacional.

Da parte da tarde, o Encontro foi dedicado à realização de uma dinâmica participativa, durante a qual Duarte Paiva, da ONG ACA, procurou refletir com as pessoas presentes sobre as motivações em Voluntariado.

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010