Atividades/Projetos

Laboratório do Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

A Confederação Portuguesa do Voluntariado organizou, em parceria com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), três edições do Laboratório do Voluntariado, tendo a 1.ª edição (2014) sido dedicada ao tema “Organizações da Sociedade Civil e Empresas: Sinergias virtuosas em prol do Voluntariado”, a 2.ª edição (2015) ao tema “Avaliação do Impacto do Voluntariado” e a 3.ª edição (2017) aos "Desafios do voluntariado: ética e comunicação na gestão de parcerias".

O Laboratório do Voluntariado é um evento que pretende reunir entidades da economia social e do sector empresarial, contribuindo para a aproximação entre os dois sectores no âmbito do desenvolvimento de parcerias para a promoção do voluntariado em Portugal.

Durante um dia de trabalho, proporciona a criação de um espaço de partilha de conhecimento e boas práticas, possibilitando que Organizações da Economia Social e Empresas tenham acesso a práticas inovadoras, criativas e de sucesso, preconizadas por entidades referência em Portugal na área do Voluntariado. Por outro lado, procura criar condições para impulsionar sinergias entre entidades dos dois sectores, para a realização de projetos de voluntariado que contribuam efetivamente para a mudança social em Portugal.

Este evento decorreu em 20142015 e 2017, no mês de Abril, em Lisboa. Contou nas três edições com a presença total de cerca de 300 pessoas, entre representantes do setor social e do setor empresarial.

Conheça as principais conclusões dos Laboratórios práticos realizados durante o 3.º Laboratório do Voluntariado, aqui.

Programa + Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

A CPV geriu, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Programa + Voluntariado no âmbito da iniciativa Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015.

O Programa + Voluntariado foi criado com o objetivo de apoiar financeiramente projetos ou ações de voluntariado que decorressem no município de Lisboa e que fossem implementadas por organizações da economia social e solidária legalmente constituídas, com sede no município de Lisboa ou que nele exercessem atividade relevante.

Os projetos/ações candidatos deviam iniciar em 2015 e decorrer até final de Março de 2016, devendo concorrer para:

a) A promoção do Voluntariado na cidade de Lisboa;

b) A visibilidade e reconhecimento do Voluntariado a nível local, nacional e internacional;

c) A promoção de sinergias sustentáveis para o Voluntariado na cidade de Lisboa;

d) Dar continuidade à implementação das recomendações da Agenda Política Europeia para o Voluntariado (A.P.E.V).

As candidaturas para o Programa foram abertas a 21 de Setembro de 2015 e assim permaneceram até ser esgotada a verba disponível, aquando da 3.ª fase de candidatura (30 de Novembro de 2015). Cada organização apenas podia apresentar uma candidatura ao Programa, podendo beneficiar de um apoio financeiro máximo de 375,00€, representando no máximo 80% do orçamento total da iniciativa apresentada a candidatura.

Mais informações sobre os resultados do Programa + Voluntariado, aqui.

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010