Atividades/Projetos

Laboratório do Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

A Confederação Portuguesa do Voluntariado organizou, em parceria com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), três edições do Laboratório do Voluntariado, tendo a 1.ª edição (2014) sido dedicada ao tema “Organizações da Sociedade Civil e Empresas: Sinergias virtuosas em prol do Voluntariado”, a 2.ª edição (2015) ao tema “Avaliação do Impacto do Voluntariado” e a 3.ª edição (2017) aos "Desafios do voluntariado: ética e comunicação na gestão de parcerias".

O Laboratório do Voluntariado é um evento que pretende reunir entidades da economia social e do sector empresarial, contribuindo para a aproximação entre os dois sectores no âmbito do desenvolvimento de parcerias para a promoção do voluntariado em Portugal.

Durante um dia de trabalho, proporciona a criação de um espaço de partilha de conhecimento e boas práticas, possibilitando que Organizações da Economia Social e Empresas tenham acesso a práticas inovadoras, criativas e de sucesso, preconizadas por entidades referência em Portugal na área do Voluntariado. Por outro lado, procura criar condições para impulsionar sinergias entre entidades dos dois sectores, para a realização de projetos de voluntariado que contribuam efetivamente para a mudança social em Portugal.

Este evento decorreu em 20142015 e 2017, no mês de Abril, em Lisboa. Contou nas três edições com a presença total de cerca de 300 pessoas, entre representantes do setor social e do setor empresarial.

Conheça as principais conclusões dos Laboratórios práticos realizados durante o 3.º Laboratório do Voluntariado, aqui.

Programa + Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

Programa + Voluntariado 2.ª edição (2017-2018)

O Programa + Voluntariado foi criado aquando da iniciativa Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CML), com o objetivo de apoiar financeiramente projetos ou ações de voluntariado que decorram no município de Lisboa e que sejam implementados por organizações da economia social e solidária legalmente constituídas, com sede no município de Lisboa ou que nele exerçam atividade relevante.

Os projetos/ações candidatos devem decorrer até final de junho de 2018, devendo concorrer para:

a) A promoção do Voluntariado na cidade de Lisboa;

b) A visibilidade e reconhecimento do Voluntariado a nível local, nacional e internacional;

c) A promoção de sinergias sustentáveis para o Voluntariado na cidade de Lisboa;

d) Dar continuidade à implementação das recomendações da Agenda Política Europeia para o Voluntariado (PAVE).

A primeira fase de candidatura decorre até dia 30 de setembro de 2017. As candidaturas serão avaliadas e decididas por ordem de entrada, desde que completas.

Mais informações sobre candidaturas à 2.ª edição do Programa, aqui. Para candidatura ao Programa, descarregue aqui o Formulário.

As candidaturas devem ser enviadas em formato digital para geral@convoluntariado.pt, com o Assunto: Candidatura 2.ª edição Programa + Voluntariado.

Continuar...

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010