Notícias

CPV distingue 3 candidatos com o Troféu Português do Voluntariado 2016

AddThis Social Bookmark Button

Ata da Reunião do Júri do Troféu Português do Voluntariado 2016

O Júri do Troféu Português do Voluntariado 2016, promovido pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, reuniu na sede do Corpo Nacional de Escutas, a 03 de Novembro de 2016, pelas 14h30, para analisar e deliberar sobre 26 candidaturas apresentadas por 20 organizações portuguesas.

Assim, o Júri deliberou, por unanimidade, e escolheu os seguintes três vencedores do Troféu Português do Voluntariado nas categorias existentes:

  • Categoria Jovem

Equipa de voluntários da Missão Servir, promovido pela Escola Secundária de Peniche, considerando o sentido de oportunidade das ações desenvolvidas, a abrangência, a coerência e a frequência da intervenção, bem como pela forma como procuram adequar os perfis e capacidades de cada jovem a uma respetiva intervenção.

  • Categoria Geral

Equipa de voluntários do Programa Gestão e Qualidade, da Fundação Manuel Violante, pela conjugação da dimensão de responsabilidade social corporativa com a capacitação de organizações da economia social. O Júri entendeu que a relação estabelecida no quadro do programa de voluntariado respeita uma lógica de parceria e propicia a multiplicação de efeitos para a melhoria da atividade final das organizações, ao mesmo tempo que privilegia princípios da qualidade e o aperfeiçoamento da gestão ao nível do terceiro setor.

  • Categoria Carreira

Fernanda da Conceição de Figueiredo dos Santos, voluntária da ONGD Leigos para o Desenvolvimento, pelo compromisso assumido de mais de 16 anos com a instituição e pela forma como, numa fase de vida não ativa, aplica os conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida profissional e opera a diferença em pessoas em situação de vulnerabilidade.

  • Categoria Sénior

Não foi atribuído prémio nesta categoria. Os membros do Júri consideraram que as candidaturas apresentadas nesta categoria não cumpriram os requisitos enunciados no Regulamento do prémio.

Projeto VolunCET desenvolve formação para coordenadores de voluntários

AddThis Social Bookmark Button

Os Coordenadores de Voluntários são os profissionais que trabalham em organizações de voluntariado na gestão do trabalho desenvolvido pelos voluntários. A categoria profissional de "Coordenador de Voluntários" tem vindo a ser cada vez mais reconhecida devido ao aumento da procura por este perfil profissional. Não obstante esta realidade, verifica-se uma ausência generalizada de oportunidades de formação de qualidade para estes profissionais, sendo evidente a inexistência de percursos educacionais específicos para a formação de Coordenadores de Voluntários.

Neste contexto, 5 organizações de 5 países europeus juntaram forças para implementar o Projeto VolunCET, com o objetivo de desenvolver o primeiro curso em e-learning, gratuito e disponível em 6 línguas, para Coordenadores de Voluntários na Europa.

Entre os dias 21 e 23 de novembro, as 5 organizações parceiras do Projeto VolunCET encontraram-se em Sevilha (Espanha) para a primeira reunião do projeto.

O primeiro dia da reunião teve início com um caloroso acolhimento por Armando Rotea, Presidente da Plataforma Andaluza de Voluntariado, o qual congratulou os delegados das organizações parceiras pelo compromisso assumido para a melhoria da qualidade e da acessibilidade a oportunidades de formação para Coordenadores de Voluntários na Europa.

Os delegados aproveitaram a primeira reunião do projeto para estabelecer fortes ligações para o trabalho que desenvolverão em parceria. Particularmente, trabalharam no desenvolvimento dos conteúdos da formação, revendo o trabalho realizado por cada organização parceira e partilhando feedbacks e sugestões para apoio mútuo.

O próximo passo do projeto será a finalização dos conteúdos da formação de e-learning, a qual deverá acontecer até à segunda reunião do projeto agendada para maio de 2017, em Cracóvia (Polónia). Durante esta reunião em Cracóvia, os delegados das organizações parceiras preparar-se-ão para a próxima atividade do projeto, a experimentação do curso de e-learning com Coordenadores de Voluntários de 5 países.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, é uma iniciativa conjunta de: Plataforma Andaluza de Voluntariado (Espanha), Stowarzyszenie WIOSNA (Polónia), SPORTUNION Tirol (Áustria), Confederação Portuguesa do Voluntariado (Portugal) e SPES (Itália).

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010