Notícias

CPV reúne com Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

AddThis Social Bookmark Button

A CPV reuniu no passado dia 15 de novembro com o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Na agenda, esteve em discussão o papel da CPV em termos da representação do Voluntariado em Portugal e a dinamização dos trabalhos de revisão do quadro legal para este setor.

O ministro Vieira da Silva referiu que, considerando a espontaneidade dos voluntários e da atividade voluntária partir da iniciativa de cada um, o estado deve pugnar pela menor intervenção possível e que este neste governo não existe uma visão de tutela. Caberá, então, ao estado a criação das melhores condições para o exercício do voluntariado.

Neste sentido, a CPV participará no processo de revisão da legislação do voluntariado, juntamente com a equipa do ministério.

Candidaturas abertas para Troféu Português do Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

Encontram-se abertas, até dia 15 de Outubro, as candidaturas para a 8.ª edição do Troféu Português do Voluntariado. As candidaturas podem ser apresentadas por organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado – públicas ou privadas, legalmente constituídas. As candidaturas devem ser efetuadas exclusivamente através do formulário digital disponibilizado para o efeito, respeitando o Regulamento do Troféu.

O Troféu Português do Voluntariado é atribuído anualmente pela CPV e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.

Entre os objetivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:

- Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa e envolvimento consistente de todos para o bem comum;

- Valorizar o voluntariado que contribua para a melhoria das condições de vida de pessoas e comunidades, particularmente as que estejam em situação ou risco de exclusão;

- Incentivar a defesa do ambiente e dos animais;

- Divulgar boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado.

O Troféu a atribuir ao(s) vencedor(es) consubstancia-se numa peça de cristal, acompanhado de um certificado emitido no nome do(s) vencedor(s). A organização proponente receberá também um certificado, mencionando o nome do projeto associado ao(s)  vencedor(es)

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010