Notícias

Fórum Europeu do Voluntariado 2009 - Estrasburgo.

AddThis Social Bookmark Button

Acontece pelo terceiro ano consecutivo. Trata-se de um encontro onde, entre conferências e a promoção do voluntariado, se premeia o voluntário do ano ao comemorar o dia internacional do voluntariado. Cada país apresenta um concorrente que estará depois presente em Estrasburgo, no Fórum, no dia 5 de Dezembro.

Recebidas as várias candidaturas, coube à Comissão Instaladora da Confederação Portuguesa do Voluntariado a difícil escolha do representante português no Troféu Europeu do Voluntariado. As candidaturas apresentadas constituem excelentes exemplos de voluntariado, com capacidade de dignificar Portugal nesta nossa primeira participação: todos os candidatos apresentam um currículo relevante e as organizações evocaram razões válidas e nobres para a apresentação da sua candidatura. Infelizmente tivemos que escolher!

Assim foi eleito, com unanimidade, o candidato apresentado pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto,

Artur José Simões Martins

Artur José Simões Martins é voluntário há 35 anos em pequenos clubes e associações, no distrito de Santarém e no concelho do Barreiro. Do seu currículo destacamos não só a criação do Observatório do Associativismo Popular, como também o valioso contributo que deu ao nível do enquadramento teórico do voluntariado com a produção de estudos como “Valor económico do voluntariado” ou “A importância das colectividades no âmbito do Terceiro Sector”.

A Comissão Instaladora da Confederação Portuguesa do Voluntariado congratula o vencedor, bem como a organização que apresentou a sua candidatura. Aproveita também para desejar a todas as outras organizações que apresentaram candidatos, a continuação do valioso contributo que este e todos os outros voluntários dão para o desenvolvimento de uma sociedade mais cívica e participada.

Encontro Nacional das Organizações de Voluntariado ou Promotoras de Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

Realizou-se em Santarém, no dia 9 de Maio último, o Encontro Nacional de Organizações de Voluntariado ou Promotoras de Voluntariado. Do programa constaram as intervenções do Dr. Acácio Catarino, Dr. Rui Rama da Silva (LBP), Dr. Augusto Flor (CPCCRD) e do Dr. João Teixeira (CNE).

Com 60 participantes inscritos, o debate enriqueceu todas as “provocações” que os oradores trouxeram até este Encontro. No final do Dr. Albino Almeida (CONFAP) apresentou uma súmula do encontro, numa mesa composta pelo presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Prof. Eugénio Fonseca, pela presidente do Conselho Nacional de Promoção do Voluntariado, Dra. Elza Chambel e pelo governador civil de Santarém, Paulo Fonseca.

O encontro foi enriquecido pelas actuações do Grupo Coral do Circulo Cultural Scalabitano, que abriu os trabalhos, o Grupo Académico - Danças e Cantares do Ribatejo que abrilhantou o almoço e concluiu com um apontamento musical e de canto juvenil sobre temas Poetas Portugueses. A logística e organização local estiveram ao cargo da CPCCRD de Santarém a quem, juntamente com a direcção nacional, agradecemos todo o apoio a este projecto da CPV.

A súmula do encontro, bem como as intervenções dos oradores estarão brevemente neste site para download.

 
Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010