Quem somos

AddThis Social Bookmark Button

 


Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV)

AddThis Social Bookmark Button

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) foi constituída a 19 de janeiro de 2007.

Tem como finalidade representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade e contribuir para a defesa dos respetivos direitos e interesses.

Fazem parte dos seus objetivos:

- Representar os voluntários de Portugal;

- Preservar e atualizar a identidade do Voluntariado;

- Cooperar com as organizações federadas, atuar na cooperação entre as organizações de voluntariado e entre estas e outras entidades;

- Intensificar o papel do voluntariado na sociedade portuguesa.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado congrega atualmente 35 organizações de voluntariado e promotoras de voluntariado - associações singulares, federações e confederações - com variados objetos de atuação, de âmbito nacional.

As associadas da CPV usufruem de:

- Acesso privilegiado a conhecimento de qualidade na área do voluntariado em termos nacionais e internacionais, uma vez que a CPV é membro da Direção do Centro Europeu de Voluntariado

- Acesso a oportunidades de networking e de criação de parcerias nesta área em Portugal e a nível europeu, através das várias atividades que a CPV organiza e à partilha de oportunidades existentes ao nível europeu

- Participar em ações de advocacy e de construção de políticas na área do voluntariado, tendo em conta o trabalho realizado pela CPV junto das estruturas públicas nacionais e a nível europeu através do trabalho que desenvolve o CEV junto da Comissão e Parlamento europeus

- Acesso a oportunidades de formação e capacitação à medida na área do voluntariado e gestão de voluntariado em condições mais favoráveis do que para entidades não associadas.

A CPV realiza o seu trabalho através dos seus Grupos de Trabalho (GT), que são estruturas operacionais da Confederação constituídas por Confederadas e por entidades externas convidadas para o efeito pela CPV, cuja missão consiste na concretização do Plano de Acção Estratégica da CPV 2014-2017, nas áreas correspondentes, e na prestação de um apoio direto ao trabalho desenvolvido pela Direção. Para saber mais informações sobre estes Grupos, aceda à sua descrição, aqui.

Como confederar-se

AddThis Social Bookmark Button

É altamente desejável que se encontrem representados na Confederação os diferentes domínios de Voluntariado. É de notar, a propósito, que se consideram como Voluntárias todas as pessoas que, gratuitamente, realizam actividades ao serviço de outrem e do bem comum; tais actividades podem ser de direcção, de assessoria, de formação, de execução ou quaisquer outras. Por este motivo, também se consideram organizações de Voluntariado aquelas em que predomina o trabalho profissional remunerado.

Seguir os 7 passos indicados permitir-lhe-á formalizar o pedido de adesão à CPV. Veja AQUI a Carta-convite. Poderá fazer esse pedido via e-mail*, preenchendo os campos do formulário que enviamos, ou por via postal, imprimindo o formulário em formato PDF e utilizando o endereço postal da CPV**.

7 Passos para Confederar-se:

• Ser uma organização de voluntários ou promotora de voluntariado.

• Identificar-se com os objectivos da CPV.

• Preencher a Ficha de Inscrição VERSÃO WORD.

• Elaborar uma carta segundo a MINUTA disponibilizada.

• Anexar a cópia de: ata (ou excerto) com a deliberação concordante de adesão à CPV; Estatutos da organização; Relatório de Atividades e Contas mais recente; Listagem dos titulares dos órgãos sociais, com indicação do período de mandato; cartão de pessoa coletiva.

• Anexar um exemplar da publicação periódica da organização (se aplicável).

Enviar toda a documentação mencionada via e-mail (para geral@convoluntariado.pt) ou por correio postal para Av. Júlio Dinis nº 23 1º esq. 1050-130 Lisboa.

A quota associativa da CPV é de 120€/ano e quando uma organização adere deve pagar ainda uma jóia, uma única vez, de 50€.

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010