Projeto VolunCET desenvolve formação para coordenadores de voluntários

AddThis Social Bookmark Button

Os Coordenadores de Voluntários são os profissionais que trabalham em organizações de voluntariado na gestão do trabalho desenvolvido pelos voluntários. A categoria profissional de "Coordenador de Voluntários" tem vindo a ser cada vez mais reconhecida devido ao aumento da procura por este perfil profissional. Não obstante esta realidade, verifica-se uma ausência generalizada de oportunidades de formação de qualidade para estes profissionais, sendo evidente a inexistência de percursos educacionais específicos para a formação de Coordenadores de Voluntários.

Neste contexto, 5 organizações de 5 países europeus juntaram forças para implementar o Projeto VolunCET, com o objetivo de desenvolver o primeiro curso em e-learning, gratuito e disponível em 6 línguas, para Coordenadores de Voluntários na Europa.

Entre os dias 21 e 23 de novembro, as 5 organizações parceiras do Projeto VolunCET encontraram-se em Sevilha (Espanha) para a primeira reunião do projeto.

O primeiro dia da reunião teve início com um caloroso acolhimento por Armando Rotea, Presidente da Plataforma Andaluza de Voluntariado, o qual congratulou os delegados das organizações parceiras pelo compromisso assumido para a melhoria da qualidade e da acessibilidade a oportunidades de formação para Coordenadores de Voluntários na Europa.

Os delegados aproveitaram a primeira reunião do projeto para estabelecer fortes ligações para o trabalho que desenvolverão em parceria. Particularmente, trabalharam no desenvolvimento dos conteúdos da formação, revendo o trabalho realizado por cada organização parceira e partilhando feedbacks e sugestões para apoio mútuo.

O próximo passo do projeto será a finalização dos conteúdos da formação de e-learning, a qual deverá acontecer até à segunda reunião do projeto agendada para maio de 2017, em Cracóvia (Polónia). Durante esta reunião em Cracóvia, os delegados das organizações parceiras preparar-se-ão para a próxima atividade do projeto, a experimentação do curso de e-learning com Coordenadores de Voluntários de 5 países.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, é uma iniciativa conjunta de: Plataforma Andaluza de Voluntariado (Espanha), Stowarzyszenie WIOSNA (Polónia), SPORTUNION Tirol (Áustria), Confederação Portuguesa do Voluntariado (Portugal) e SPES (Itália).

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010