Encontro Intermunicipal do Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

A CPV é co-organizadora, com as Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Torres Vedras, do Encontro Intermunicipal do Voluntariado, evento destinado a promover uma reflexão mais aprofundada sobre o papel das Estruturas Locais de Voluntariado, nomeadamente os Bancos Locais de Voluntariado, na área do Voluntariado ao nível local.

O I Encontro Intermunicipal do Voluntariado realizou-se a 22 de Outubro de 2015 nos Paços do Concelho em Lisboa, no âmbito da iniciativa Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015. Neste primeiro encontro, intitulado Encontro Intermunicipal de Voluntariado - Estruturas Locais de Voluntariado, que futuro?, realizou-se uma reflexão em torno dos desafios que se colocam às Estruturas Locais de Voluntariado em áreas que se relacionam com a sua intervenção local em Voluntariado.

No programa deste encontro contou-se, na parte da manhã, com o enquadramento destas estruturas e da sua intervenção em Voluntariado, a partir das conclusões do estudo realizado sobre este assunto pela investigadora do ICS, Ana Delicado. Em seguida, Vicente Ballesteros, membro da direção do Centro Europeu de Voluntariado, partilhou a realidade e desafios enfrentados pelos centros de voluntariado que existem noutros países europeus, conferindo uma perspetiva europeia à temática abordada. Durante a tarde, realizaram-se 6 workshops temáticos, que contaram com a participação dos cerca de 80 participantes presentes no Encontro. No encerramento do evento foi apresentada a síntese das conclusões dos workshops.

O II Encontro Intermunicipal do Voluntariado realizou-se a 12 de Maio de 2016 no Centro Cultural de Cascais. No segundo encontro, intitulado II Encontro Intermunicipal de Voluntariado - O voluntariado em mudança, realizou-se uma reflexão em torno das mudanças e transformações que têm ocorridos ao longo dos últimos anos em torno da temática do Voluntariado. Depois da sessão de abertura do encontro que contou com a presença dos Vereadores que tutelam a área do Voluntariado nas Câmaras Municipais que co-organizam o evento e com o Presidente da CPV (na fotografia abaixo).

No programa deste encontro contou-se, na parte da manhã, com dois painéis sobre a temática central, um primeiro sobre as mudanças que acontecem ao nível do Voluntariado, apresentado por Ondina Giga e Margarida Assunção da ONG HELPO, e outro sobre uma comparação entre a legislação espanhola e portuguesa nesta área. O segundo painel foi moderado por Maria João Santos, da CPCCRD, e contou com a presença de Pablo Sanz da Plataforma de Voluntariado de Espanha, que apresentou um enquadramento sobre o processo de revisão da legislação espanhola do voluntariado terminado em 2015. A coordenadora de programas da CPV, Rita Leote, apresentou uma proposta de comparação das legislações ibéricas e uma síntese dos pontos que a CPV pretende ver revistos na legislação nacional.

Da parte da tarde, o Encontro foi dedicado à realização de uma dinâmica participativa, durante a qual Duarte Paiva, da ONG ACA, procurou refletir com as pessoas presentes sobre as motivações em Voluntariado.

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010