Troféu Português do Voluntariado

AddThis Social Bookmark Button

O Troféu Português do Voluntariado é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, mediante candidatura apresentada por organizações promotoras de voluntariado, e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.

As candidaturas decorrem normalmente entre meados de Julho e meados de Outubro, respeitando o Regulamento do concurso que a CPV disponibiliza anualmente. As candidaturas são apresentadas através de formulário digital e são analisadas por um Júri independente e os vencedores são anunciados no Dia Internacional dos Voluntários (5 de Dezembro), num evento organizado para entregar o Troféu ao(s) vencedor(es) e para assinalar esta importante data comemorativa.

Podem candidatar-se ao Troféu todas as organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, com projetos nas seguintes áreas: Ação Cívica e Comunitária, Ação Social, Ciência e Cultura, Cooperação para o Desenvolvimento, Defesa do Consumidor, Defesa do Património e do Ambiente, proteção animal, Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social e Solidária, Direitos Humanos, Educação, Emprego e Formação Profissional, Proteção Civil, Integração Social e Saúde.

Entre os objetivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:

- Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa e envolvimento de todos para o bem comum;

- Valorizar o voluntariado que contribua para a melhoria das condições de vida de pessoas e comunidades, particularmente as que estejam em situação ou risco de exclusão;

- Promover a defesa do ambiente e dos animais;

- Divulgar boas práticas de voluntariado para incentivar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado.

O prémio consta de um troféu, consubstanciado numa peça de cristal, acompanhado de um certificado emitido no nome do vencedor. A organização proponente receberá também um certificado, mencionando o nome do projeto associado ao vencedor.

Vencedores do Troféu Português do Voluntariado

Em 2014, a CPV produziu um folheto síntese sobre as primeiras cinco edições do Troféu, no qual apresenta informações sobre os voluntários vencedores e seus projetos.

 

Na 6.ª edição do Troféu os vencedores foram:

Alfredo Abreu, representante da Associação Serve the City, pela realização do Projeto “Ateliês Comunitários”;

Ana Rita Alves, representante da Associação YUPI – Youth Union of People with Initiative, pela realização do projeto “Hortas Sociais”;

Celmira da Conceição Madureira Macedo, representante da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Associação LEQUE) e pelo contributo para a Associação Leque “ Um leque, uma esperança”;

Fábio Miguel dos Ramos Simão, representante do Movimento de Apoio à Problemática da SIDA (MAPS), pela realização do Projeto “Dar+”.

Na 7.ª edição do Troféu os vencedores foram:

Categoria Geral: Maria Aida Silva / Paula Miranda / Vasco Antunes, voluntários na empresa Resiquímica

Categoria Jovem ex-aequo: Equipa de Voluntariado do projeto Rua Com Saúde, promovido pela Associação Vox Lisboa e Equipa de Voluntários do Projeto Transforma-te, da Organização Internacional Nova Acrópole de Portugal

Categoria Sénior: Paulo Alberto Fernandes Gomes, voluntário da Fundação AFID Diferença (AFID)

Categoria Carreira: Maria Emília da Cunha Vergueiro, voluntária da Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul.

Newsletter – CPV

(clique na imagem para subscrever)

A CPV é membro do Centro Europeu de Voluntariado
Ano Europeu dos Cidadãos - 2013
Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social - 2010